02 dezembro 2007

A surpresa

Tive em tempos um blog na Wordpress e aí tinha um dashboard onde podía ir vendo as visitas que tinha. O blog era em inglês e tinha um número de visitas simpático. Não me recordo quantas, recordo-me que na altura achava que era um número giro para um blog de conteúdo geo-politico, muito na onda do alternative media.

Para quem não sabe, tive vários pontos de escrita, cantinhos como sempre lhes chamei, dos quais o Blodasse é o último e por acaso o mais duradouro e capaz. Tive até direito a uma menção de post do dia num blog de futebol, imaginem! :) Mas o Blodasse é o Blodasse e admito que é o mais parecido com o meu ideal de blog. E andava eu convencido que isto era uma tretazita minha... coisa pouca, com meia dúzia de leitores.

Há dias chegou-me uma dica do PRE (thanks again) para experimentar um serviço do Google, mais precisamente o Google Analytics que tem vindo a fornecer-me dados nos últimos 6 dias e veio a surpresa: no intervalo de seis dias que acaba no dia 1 de Dezembro, o Blodasse recebeu 441 visitas, com 631 visualizações de páginas e uns extraordinários 76% de taxa de retorno.

Para mim é uma verdadeira supresa. Surpresa porque acho que os blogs que têm conteúdos pessoais tendem a afastar leitores. Surpresa porque não escrevo para agradar a ninguém e até acho que devo chatear muita gente. Surpresa porque honestamente não acho que este blog, sendo de longe o melhor cantinho que já tive, não é, aos meus olhos nada de extraordinário. Finalmente surpresa porque não é um blog em inglês que permite atrair uma maior atenção.

Por outro lado dá-me uma estranha sensação de dever cumprido, de responsabilidade e até de uma estranha ternura via web 2.0 para quem lê e para quem participa neste blog.

Estava à espera de 12... vá lá... 24 visitas diárias... e afinal, estão aí vocês todos... blodasse!

7 comentários:

DiogoNeves disse...

era bom que todos os visitantes respondessem neste post :D só mesmo para contá-los ;)
Bamos a isso pessoaç?

Raistlin disse...

Presente!

Unknown disse...

Regra de ouro da Web2.0 -> se há conteúdo, há visitantes. Tu tens muito conteúdo no teu blog é natural que tenhas mutias visitas, inclusivé de pessoal que vem do google.

João Portela disse...

é o que está em primeiro na minha lista de marcadores dinâmicos do Firefox. Como o actualizas frequentemente, não acho esse número nada fora do vulgar, principalmente com a qualidade dos posts, parabéns!

Unknown disse...

Quando for grande quero ter um blog comó teu:P
(tenho de aprender a mexer com esses tais de marcadores dinâmicos:S)

Vlad disse...

Obrigado malta, vocês são os MAIORES!

Unknown disse...

Dica número 2:
Usar o feedburner para as feeds. :)

Ficas a saber quantas vezes foram vistas as feeds e quantas vezes foram clickadas.