04 dezembro 2007

Sócios ou Porque é que os projectos falham

Já ando para escrever isto vai um tempão mas a forma como queria expôr esta questão estava meio... nebulada. Agora que se fez luz, cá vai.

Não é propriamente surpresa que a esmagadora maioria dos projectos de gamedev falham, particularmente os projectos de start-up e os projectos amadores. Quase que aposto que se eu fizesse aqui um questionário sobre o porquê das falhas, as respostas andariam entre dinheiro e disponibilidade.

The awful truth é que os projectos falham por causa das pessoas. Quando os projectos começam é só coisas bonitas, ideias, números, sucesso, nos brevemente-comerciais ou eventualmente comerciais, lucro, lucro e mais lucro. Depois vem a verdade: trabalho e de repente o cenário já não é assim tão bonito.

Os projectos falham porque há um défice do interesse e da disponibilidade dos elementos que compõem as sociedades que se criam para os mesmos.

Só uma pequena nota: a estas sociedades subtrai-se naturalmente as empresas, que assumo que à partida têm pelo menos uma vaga ideia do que andam a fazer.

Quando esse défice é detectado, os sócios incompatibilizam-se e por culpa deles as sociedades e os projectos das mesmas falham. Pode-se então dizer que os motivos de falhanço dos projectos de start-up e amadores são os sócios.

Um sócio é aquele que partilha a mesma paixão, a mesma visão e o mesmo empenho pelo projecto que é de toda a sociedade. Só avançam e são concluidos os projectos em que TODOS os sócios apontam para os mais altos padrões de qualidade atingiveis, para a mais alta produtividade possivel e com o qual se pode discutir e ajustar a visão do projecto sem fractura de relacionamento profissional e pessoal. Todos os outros não são sócios, são futuras lembranças de projectos falhados.

1 comentário:

Raistlin disse...

Vamos fazer o próximo WoW? Se a Blizzard conseguiu também conseguimos. Bora! Ah, estou aqui a ler e parece que dá trabalho.

Fica para outra altura, mas ia ser brutal não ia? Sim, íamos dominar.