02 dezembro 2007

O Jogo Errado

Excluindo os extremos comerciais do desenvolvimento de jogos, ou seja, os tubarões dos AAA e os jogos feitos por hobby, será justo dizer que no meio se encontra um conjunto de pessoas que desenvolvem e vendem os seus jogos praticamente sózinhos. Estes são, tal como eu, os indies. Os indies têm uma característica nefasta: tendem a escolher o jogo errado para produzir esta blogada é sobre isso.

Nem sei bem em qual das tags esta blogada fica melhor, por isso vou colocá-la em três: Trabalhar em Casa, Game Production e Game Development. Trabalhar em Casa porque está relacionada com as apostas iniciais dos indies de garagem, Game Production porque está relacionado com uma decisão comercial e Game Development por afinidade.

Todos nós game developers temos um ou mais jogos fetiche. Diria que a esmagadora maioria de nós tende a concretizar primeiro esse jogo. Na minha opinião esse é "O Jogo Errado". Quebramos com ele algumas das regras básicas de produção e design, que aqui ficam:

You are not your audience - Se estamos a produzir um jogo comercial, o mais provavel é que o nosso jogo fetiche não esteja desenhado ou adaptado à audiência para a qual estamos a desenvolver, excepção feita quando atacamos um nicho.

Evitar o imitar para melhorar - É bem provavel que o nosso jogo fetiche seja a nossa visão da versão melhorada de um jogo que adoramos. Esse jogo foi provavelmente desenhado por uma equipa de designers experientes, programado por uma equipa de engenharia experiente e com conteúdos de uma equipa de artistas experientes. 'Nuff said.

Faz o jogo que sabes poder concluir - Se estamos a produzir o primeiro jogo comercial, é pouco provável que tenhamos a capacidade técnica e financeira de produzir o nosso jogo fetiche.

Por isso, mas mais importante ainda, por ser o teu jogo fetiche, deixa-o, por muito que te custe, para daqui a uns tempos, em que poderá ser feito com mais qualidade, com mais maturidade e no fundo ser um melhor jogo em termos de produto e de vendas.

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