26 novembro 2007

Ideias

Olá pequenito. Jogaste um jogo mesmo fixe, daqueles que gostaste à brava e agora queres fazer um igual, mas melhor. Abriste o Google e desataste a fazer buscas. Se calhar até encontraste uns fóruns onde viste que haviam pessoas que fazem jogos. Bons ou maus, não interessa! O que é um facto é que viste que afinal há quem faça jogos.

E caramba! Tu tens uma ideia! Tens a certeza absoluta que aquele jogo que tu jogaste pode ser ainda melhor. Tens a certeza que as pessoas que tu viste discutirem sobre jogos vão ficar superexcitadas com a tua ideia. Nem consegues aguentar a excitação de quereres dizer o que é, mas sem dizeres tudo porque a ideia é tua!

Acredites ou não, já passei por isso. Vão-te dizer que és um miúdo e tu vais retorquir que já tens não sei quantos anos, provavelmente mais do que o que tu pensas ser um nível decente de maturidade, provavelmente menos do que o que os outros pensam ser um nível decente de maturidade.

Sabes o que realmente estraga a tua entrada? O facto de assumires que tens uma ideia tão fantástica que vai juntar um grupo de profissionais e/ou amadores à tua volta. Tu tens essa ideia à uns dias, as pessoas a quem a estás (mais ou menos) a apresentar trabalham nas suas próprias ideias à uns anos. Honestamente, estão-se marimbando para as tuas ideias e se tu não tiveres a capacidade de as começares a concretizar por ti próprio, ninguém te vai apoiar, pior, ninguém vai querer saber de ti, porque és tão imensamente inútil quanto os outros todos que apareceram e vão continuar a aparecer.

Acredites ou não, ter ideias é uma forma de parasitismo do trabalho dos outros. Escolhe a tua forma e o teu lugar e apresenta-o na forma de trabalho, não de ideias. Não quero desmotivar-te, mas se o trabalho que tu queres ter é ter ideias, porque é que eu ou outra pessoa qualquer nos havemos de dar ao trabalho de não realizar as nossas primeiro?

11 comentários:

Luís disse...

E esta bajarda vai para as minhas favoritas, será que se pode colocar num determinado site mas se entra lá ?

Vlad disse...

Como assim? Fazer link directamente para o post?

Luís disse...

Em certa medida era o merecido, mas Acho que falta um FAQ mais visível no site em questão.

"porque é que eu ou outra pessoa qualquer nos havemos de dar ao trabalho de não realizar as nossas primeiro?"

Ahh é que é mesmo isso :)

Raistlin disse...

Apoiado!

Unknown disse...

Este foi profundoXD

Vlad disse...

Reli isto e fiquei com a sensação que fui desagradável e queria ser mais... paternalista. :S

Luís disse...

Existe muitas interpretações possíveis, quando não se tem €€ envolvidos e começa-se um projecto a partir de ideias, desde que todas as partes participem e desenvolvam trabalho claro que há prazer em participar, mas .. "ah e tal faz-me um jogo" sem ter a mínima noção das coisas e depois ficam a coçar os ditos cujos.. tá bem o pai já vai..

Vlad disse...

AHAHAHAHAHAHAH! Essa foi linda!

Raistlin disse...

Zeroshift, esse comentário foi brilhante! Foi a coisa mais hilariante que li hoje.

João Portela disse...

vlad, gostei muito desta. Até publiquei no meu blog, com os devidos links para aqui (espero que não te importes ;)

Vlad disse...

Não há problema absolutamente nenhum. Acho que o problema é o teu blog não estar na minha lista, mas numa próxima mexida aqui no Blodasse, trata-se disso.