26 novembro 2007

Ideias

Olá pequenito. Jogaste um jogo mesmo fixe, daqueles que gostaste à brava e agora queres fazer um igual, mas melhor. Abriste o Google e desataste a fazer buscas. Se calhar até encontraste uns fóruns onde viste que haviam pessoas que fazem jogos. Bons ou maus, não interessa! O que é um facto é que viste que afinal há quem faça jogos.

E caramba! Tu tens uma ideia! Tens a certeza absoluta que aquele jogo que tu jogaste pode ser ainda melhor. Tens a certeza que as pessoas que tu viste discutirem sobre jogos vão ficar superexcitadas com a tua ideia. Nem consegues aguentar a excitação de quereres dizer o que é, mas sem dizeres tudo porque a ideia é tua!

Acredites ou não, já passei por isso. Vão-te dizer que és um miúdo e tu vais retorquir que já tens não sei quantos anos, provavelmente mais do que o que tu pensas ser um nível decente de maturidade, provavelmente menos do que o que os outros pensam ser um nível decente de maturidade.

Sabes o que realmente estraga a tua entrada? O facto de assumires que tens uma ideia tão fantástica que vai juntar um grupo de profissionais e/ou amadores à tua volta. Tu tens essa ideia à uns dias, as pessoas a quem a estás (mais ou menos) a apresentar trabalham nas suas próprias ideias à uns anos. Honestamente, estão-se marimbando para as tuas ideias e se tu não tiveres a capacidade de as começares a concretizar por ti próprio, ninguém te vai apoiar, pior, ninguém vai querer saber de ti, porque és tão imensamente inútil quanto os outros todos que apareceram e vão continuar a aparecer.

Acredites ou não, ter ideias é uma forma de parasitismo do trabalho dos outros. Escolhe a tua forma e o teu lugar e apresenta-o na forma de trabalho, não de ideias. Não quero desmotivar-te, mas se o trabalho que tu queres ter é ter ideias, porque é que eu ou outra pessoa qualquer nos havemos de dar ao trabalho de não realizar as nossas primeiro?

11 comentários:

zeroshift disse...

E esta bajarda vai para as minhas favoritas, será que se pode colocar num determinado site mas se entra lá ?

Vlad disse...

Como assim? Fazer link directamente para o post?

zeroshift disse...

Em certa medida era o merecido, mas Acho que falta um FAQ mais visível no site em questão.

"porque é que eu ou outra pessoa qualquer nos havemos de dar ao trabalho de não realizar as nossas primeiro?"

Ahh é que é mesmo isso :)

Raistlin disse...

Apoiado!

elf_maniac disse...

Este foi profundoXD

Vlad disse...

Reli isto e fiquei com a sensação que fui desagradável e queria ser mais... paternalista. :S

zeroshift disse...

Existe muitas interpretações possíveis, quando não se tem €€ envolvidos e começa-se um projecto a partir de ideias, desde que todas as partes participem e desenvolvam trabalho claro que há prazer em participar, mas .. "ah e tal faz-me um jogo" sem ter a mínima noção das coisas e depois ficam a coçar os ditos cujos.. tá bem o pai já vai..

Vlad disse...

AHAHAHAHAHAHAH! Essa foi linda!

Raistlin disse...

Zeroshift, esse comentário foi brilhante! Foi a coisa mais hilariante que li hoje.

João Portela a.k.a. Agnor disse...

vlad, gostei muito desta. Até publiquei no meu blog, com os devidos links para aqui (espero que não te importes ;)

Vlad disse...

Não há problema absolutamente nenhum. Acho que o problema é o teu blog não estar na minha lista, mas numa próxima mexida aqui no Blodasse, trata-se disso.