14 abril 2008

O carimbo na testa

Já passaram 3 semanas do resto da minha vida. Parece fatalista a frase mas não o é, acreditem. Eu sabia que o momento em que tudo se tornasse oficial, a rotina mudaria. Não mudou como eu estava à espera. Não é melhor nem é pior, é simplesmente diferente da minha expectativa.

Houve alguns eventos estranhos, recebi convites no LinkedIn de portugueses... é estranho se considerarmos que ainda antes da oficialização do jogo e da empresa, já tinha recebido contactos de outros pontos do mundo. Não é estranho? Do resto do mundo, mesmo sem produtos na rua, mesmo sem anúncios oficiais, recebi mails, convites do LinkedIn e até chamadas para o telemóvel e sabe Deus como arranjaram o meu número, mas em Portugal, só com o anúncio oficial... é deveras estranho.

É como se tivesse recebido um carimbo na testa "Certified Game Developer" e na verdade sou exactamente o mesmo gajo que anda há dois anos e tal a escarafunchar para que isto aconteça, não era nem mais nem menos do que sou agora.

Admiro no entanto as pessoas que me continuam a tratar exactamente da mesma forma, seja ela qual for. Não sou uma pessoa diferente, também não espero que sejam diferentes comigo. Se o forem de uma forma positiva, é triste porque acham que o carimbo é mais importante do que a pessoa que fornece a testa. Se o forem de uma forma negativa, francamente não entendo o problema, mas deve ser grave.

8 comentários:

Marco disse...

its all about badges and awards baby!

ninguem podia aprender nada contigo até tu lançares um jogo!
que soando cruel, tem algo de verdade. ninguem devia poder falar elaboradamente sobre aquilo que não experimentou. lançares um jogo significa que alguem com experiencia sabe que aquilo que tu elaboraste ou criaste tem validade. e isso faz com que tudo aquilo que tu acreditavas funcionar até há 3 semanas, e que nao poderia ser comprovado, agora pode.
é feio, e imaturo, mas faz algum sentido

Vlad disse...

Mas fora do âmbito nacional não faz sentido nenhum porquê?

Marco disse...

pk dentro do ambito nacional, tu és uma ave rara. e quem anda à tua volta sabe menos do que tu. no ambito internacional, és só um papagaio meio depenado, mas que sabe falar, e que tá rodeado de muita gente que sabe mais ou tanto como tu, e por isso, ninguém quer os teus contactos para bling, pk como tu devem ter eles muitos.
aqui é que como somos tão poucos, até parece que fica bem ter o contacto de um PREFISSIEONALE no linked in

Vlad disse...

AHAHAHAHAH! Priceless!

Unknown disse...

Penso que o mestre do pito disse tudo. Antes falavas falavas falavas mas ninguem via nada feito. Agora é diferente. O pessoal sabe que tens experiencia e já te dá mais ouvidos.
Além disso és um dos poucos Game Designers do país. Pelo pouco que leio sobre as outras empresas e teams a maior parte tem essa tarefa partilhada pela equipa.
Mas queres uma má noticia?
Agora já não podes dizer coisas erradas:P Tens mais "resposabilidade" sobre aquilo que dizes ás outras pessoas.

Vlad disse...

Isso é que era bom! Claro que posso dizer coisas erradas! Tenho é de ter a humildade de admitir o erro em vez de me empolar como um super-homem do gamedev, que é prática corrente.

Marco disse...

pois, até pk o super-homem do gamedev sou eu, oh robin!

clara neves disse...

Adoro estes comentários! Adoro, adoro, adoro...