05 março 2008

Orion's Belt - Design Inteligente

Tive a oportunidade e o prazer de falar com o pessoal do Orion's Belt sobre a nova versão deste excelente webgame e não pude deixar de ser assaltado pela ideia tanto melhor é o design, quanto mais sólida é a equipa. Isto seria fácil de provar numa equipa com designer e embora não concorde com a inexistência explicita de um, a equipa do Orion's Belt prova que é possível e suficientemente sólida para concretizar.

Identifiquei alguns pontos que tornam isto possível:

Investigação

Normalmente a investigação para um jogo é realizada em jogos do mesmo género. No caso da nova versão do Orion's Belt, cada um deles trouxe a sua própria experiência de jogos em nada relacionados para o universo que estão a criar. Isto está longe de ser a velha discussão "designer vs. player" a renascer, muito pelo contrário. O que fizeram não foi importar ideias, foi descrever fórmulas e conceitos funcionais de design e confrontá-los com necessidades e ideias.

Partilha de informação

Mesmo que discordem entre si, colocam toda a informação à disposição de todos os elementos para que seja analisada e debatida. Pode parecer uma critica eu escrever aqui que por à discordância, mas eu considero isso positivo. Não há bons projectos sem desacordo. Se todos concordarem em tudo... a probabilidade de os jogadores discordarem com a equipa é enorme. Outra lição a reter e que vejo frequentemente entre designer wanabe's é esconder e não partilhar. Aprendam com a equipa do Orion's Belt: partilha trás força.

Ênfase no jogador

O jogador, a sua experiência, a sua malandrice, o seu intelecto, o seu bem estar e tudo o mais que possa ser emocionalmente explorado, vai e deve ser explorado.

Um jogo é um jogo

E interfaces são uma preocupação do developer e não do jogador, ou seja, ser jogador num browser não deve limitar o interface ao comum do browser, mas também não deve ser descurado que quem joga tem uma determinada convenção que é um browser. Este é um tópico muito complexo e a atenção que lhe está a ser dada é de louvar.

Resumindo

Vai ser um projecto enorme, muito diferente daquilo que eu conheço. Nenhum é designer, todos são designers, nenhum deles tanto quanto sei está a formalizar o design e no entanto têm as preocupações de um designer. Não estão a inventar nada e estão a revolucionar a fórmula dos webgames. Isto, meus amigos, é Design Inteligente... sem designer.

Um abraço à malta do Orion's Belt.

5 comentários:

Unknown disse...

Epah, esses comentários vindos do nosso "Game Designer de Referência", sabem mesmo bem. :-)

Vlad disse...

Devo ser o primeiro game designer de referência sem jogos lançados... sou mesmo bom! :D

Nuno Silva disse...

Fogo estou babado :D O meu ego acabou de bater com a cabeça no tecto.

Acho que reforço o que o Pre disse: Isso vindo de ti, uma das pessoas que consideramos como referência é magnífico para nós. Gracias :)

Marco disse...

acho que nao é de equipas foleiras que saem bons jogos. e o vosso acho que já tem provas dadas que nao é mau. por isso, acho que o vlad nao está a fazer um elogio, mas sim uma constatação por escrito.

Vlad disse...

Não há mestre como o do pito.