03 janeiro 2008

Sou melhor do que os meus clientes

Não há fome que não dê em fartura e depois de tantos dias sem postar aqui, eis que mando duas num dia e digo-vos que conforme um gajo caminha para velho, duas num dia não é mau.

Temos aqui um problemazito com o audio do engine que usamos. Esse bug manifesta-se no Windows 98. É tudo uma questão de compatibilidade de drivers, sistema operativo e libs de C++. Anyway, num devblog, alguém escreveu sobre esse bug, ser relacionado com Windows 98 e alguém respondeu o seguinte:

"I would consider this bug as a lost cause, if you are still on win98 then please don't buy my game as I will not offer support to you, that was 7-8 years ago and if you are still using it, well you should have tossed up the cash to upgrade before you bought my game."

O que esta criatura está a dizer é: eu sou melhor do que os meus clientes. As minhas escolhas tecnológicas e a minha decisão de as suportar sobrepõem-se à capacidade dos computadores dos meus clientes ou à sua incapacidade ou falta de necessidade de fazer upgrades. Como a Microsoft ou os fabricantes de hardware não suportam o sistema operativo de uma parte significativa dos meus potenciais clientes, eu, que devo ter o mesmo dinheiro que a Microsoft ou que os grandes fabricantes de hardware, também não preciso deles.

Talvez seja simples para o jovem dizer isto... é um webdeveloper a tempo inteiro, modelador e artista gráfico para jogos como hobby. Não precisa de jogos para viver, não é ele que oferece suporte técnico, não precisas de tomar decisões de gestão.

6 comentários:

DiogoNeves disse...

eu ia responder ao teu post mas... enquanto continuares a utilizar XP... esquece lá isso!! Agora só falo com pessoas que utilizem SOs actualizados, e até sair o próximo windows, só falo com pessoas com Vista! (quer dizer, o server 2003 ainda entra...)

ops... afinal acabei de responder!

---

Bom, agora a sério, isto é ridículo e demonstra bem o grande fosso que existe entre muitos dos criadores de jogos indie e o mercado real! Não é uma crítica ao desenvolvimento indie mas sim uma crítica à mentalidade de algumas pessoas.
Penso que isto acontece, principalmente, porque este pessoal desenvolve só os jogos que gosta de jogar (ou que se aproximem em tema) e começa a cair na ideia de que eles próprios são o público alvo. O raciocínio é mais ou menos: "se tenho um PCs actual e sou o meu público alvo, quem não tem está fora"... é parvo mas acontece!

Só para terminar, em tom de nota, se pertencermos ao nosso público alvo (o que também acontece), as nossas características não devem ser exclusivas nesse mesmo público.

DiogoNeves disse...

Epá... só queria dizer que li a resposta do último gajo... e não percebi grande coisa... agora entendo porque tem khaoz no nick!!!

Unknown disse...

Por um lado é bom avisar os clientes que o jogo não suporta o windows 98.
Por outro é mau ofende-los:S
Pah já andavas á uns tempos sem postar..

DiogoNeves disse...

Aqui o problema não tem a ver com a ofensa elf_maniac... Simplemente não é uma boa táctica recusares o suporte a uma das plataformas mais utilizadas no mundo dos casuais (para dar um exemplo). A isto chama-se falta de visão!

Unknown disse...

Não estou a par do mercado dos casuais. Há assim tanta gente com windows 98? Pensava que o xp já estava standartizado.

DiogoNeves disse...

Infelizmente ainda há muita gente com 98... espero que isso mude em breve ihih