14 novembro 2007

Trabalhar em casa e por conta própria

Hoje levantei-me tarde. Eram para aí 8.20 quando fui tomar a banhoca e passear o cão. Isto quis dizer que em vez de estar aqui às 8.30, estou a escrever isto já depois das 9.30. Quando liguei o PC estava a pensar nalgumas questões que me foram colocadas entre as diferenças de trabalhar por conta de outrem nas suas instalações e trabalhar por conta própria em casa.

Notinhas antes de continuar: estou a escrever isto na minha segunda saída de empresas "grandes e de renome" (seja lá isso o que for) e só entendi a problemática do tema depois de falar com uma psicóloga há alguns anos atrás. Como sou um mãos largas, aqui fica a minha opinião, e é só isso: uma opinião e ideias para quem segue ou quer seguir este método de trabalho. Ah! E o post é grande para caraças, suck it up. ;)

Uma das primeiras questões que salta à vista é que todos nós temos ou tivemos um hobby ao qual dedicámos muito tempo... em casa. Digamos que foi gamedev mas pode ser qualquer coisa que seja "profissionalizavel". Fizemos uns joguitos, arranjámos uns amigos e de repente dá-nos a travadinha e começamos a considerar a hipótese de profissionalizar a coisa.

De alguma forma acabamos por tentar relacionar a suposta facilidade do desenvolvimento desse hobby com trabalhar, em casa nesse mesmo hobby. Começam aqui os problemas. Quando queremos ser profissionais, queremos ganhar dinheiro. Desculpem-me a falta de romantismo, mas se a ideia é manterem ou melhorarem o vosso estilo de vida, é bom que entendam que vão ter de ganhar dinheiro com isso. Fazer o joguito não chega, nem chega fazer o melhor que puderem. O Eu profissional tem de ser muito melhor do que eu Eu hobbista.

Ser um profissional melhor do que um hobbista é, no intimo do nosso subconsciente, natural. A verdade é que não é nada natural.

Primeiro porque se assume que trabalhar por conta própria é fazer-se o que se quer, quando se quer porque não há patrões, nem administradores, nem directores chatos. Com sorte temos o mais exigente patrão de todos: nós próprios. Pessoas que operam sem rotinas pré-definidas são pessoas com problemas sociais. O ser humano na posse de todas as suas faculdades intelectuais funciona por hábitos e rotinas. Quem quiser ser trabalhar em casa por conta própria tem de as criar como em qualquer outro trabalho. A parte difícil é que não temos o tal "chato" para tomar decisões por nós, temos de ser nós a tomá-las.

Como criar essas rotinas? É bem mais fácil do que parece... aqui ficam umas ideias.

1. Se possível ter um espaço isolado para trabalhar que não seja a sala ou o quarto. Esse espaço é o local de trabalho, com todos os seus defeitos e virtudes. Vais estar mais sujo, vai ter uns montes e não deixamos ninguém a não ser nós arrumá-lo.

2. Ter horário de entrada e horário de saída é fundamental. Há alturas em que o horário de saída é tramado... como em qualquer outro emprego!

3. Ter roupa para trabalhar. Há muita gente que simplesmente trabalha de pijama. Tudo bem desde que não seja o pijama com que se dormiu. É um processo psicológico esquisito que comigo resultou maravilhas. Fui à Decathlon e comprei kilos de sweatshirts, calças de fato de treino, calções, camisolas, meias quentes, etc. Levanto-me arranjo-me para ir trabalhar e vou.

Pessoalmente sou da opinião que há muita gente que trabalha por conta própria e em casa e que na verdade anda ao sabor do vento. Não oferece bons resultados aos seus clientes, nem financeiros a médio e longo prazo a si próprio. É claro que há os iluminados cuja competência técnica lhes permite ter regras completamente alteradas e mesmo assim terem sucesso profissional, mas para quê arriscar?

Há muitas outras questões sobre a temática. Vou abrir um tagzito para isto, pode ser que cole e espero que ajude.

7 comentários:

Unknown disse...

Belo testemunho.
Por acaso sempre pensei nos prós e contras de trabalhar em casa:

Prós:
- Teu ambiente, és o senhor do teu espaço
- Não perdes 2h por dia em transportes, com o stress associado
- Mais liberdade

Contras:
- Disciplina para concentração no trabalho (ter o tal horário de trabalho e até a roupa de trabalho como dizes :) )
- Distracções

Acho que o pior são mesmo as distracções... vem o Newton pedir brincadeira, surge isto para fazer, ir ali tratar de algo, etc.

Por outro lado há o factor equipa. Nós no OB podemos fazer tudo em casa... mas já acordámos que pelo menos X dias por semana vamos mesmo à empresa e estar juntos, discutir ideias, conviver, etc.

Não é que isso nãos e faça a partir de casa... mas é diferente. Acho importante o factor humano.

Raistlin disse...

Tinha um comentário todo fixe mas o blogger deu erro.

Resumidamente, depois de ter desistido do curso de portalegre comecei um regime de aprendizagem em casa que encaro como um "trabalho". Só não tenho roupa própria para isso, nem quarto próprio, nem horários. Isto dos horários é a parte chata porque quando começo não páro, nem me lembro de comer.
Tenho de fazer alguma coisa em relação a isto.

Tiago Sousa disse...

Por acaso como estou na eminencia de trabalhar em casa já tinha pensado no assunto e subscrevo totalmente a tua opinião, tem de haver mais disciplina ainda e temos de ter um espaço que não seja um limbo entre casa (lazer) e trabalho (responsabilidade).

P.S.: Só mesmo tu para me fazeres ler uma postada deste tamanho :P

Vlad disse...

@pre: essa cena das distracções é do pior. O cão e os IMs (até pq estes ultimos estao em todo o lado) são o menos. Pior é qdo toda a gente acha que pq trabalhas em casa, tens tempo para ires fazer os recados.

@raistlin: yep, tens mesmo de fazer qq coisa em relação a isso.

@tiago: eu sou assim. BTW tenho de te mostrar a minha tattoo! :)

Unknown disse...

Eu realmente gostava de um dia poder trabalhar em casa, mais pelo factor deslocação do que qualquer outra coisa, ás vezes estou na escola, apetece-me estar em casa, mas só pelo facto de ter de apanhar transportes já n vou:S
Penso que o grande problema é mesmo o facto de depois não socializar-mos muito.

Anónimo disse...

Olá eu chamo-me Ana, tenho 28 anos e desde dos 20 que não trabalho por problemas de saúde.Tenho só o 12º ano e há anos que procuro um trabalho a partir de casa.
Não cheguei a perceber bem, mas tu és licenciado e o teu trabalho em casa consiste essencialmente em criar jogos, certo?
Se tiveres alguma opinião, ou em algo que saibas que possa trabalhar em casa sem ter nenhum curso especifico, POR FAVOR diz-me qualquer coisa...talvez sejas tu que vais mudar a minha vida...
Existem muitas burlas e outros que gastei mais dinheiro com os materiais e depois não os consigo vender porque mal saio de casa.
Se puderes por favor dá-me dicas...
para o mail: gaivota79@gmail.com...
DESCULPA a invasão e OBRIGADÃO.
BEIJOKAS

Danielly FR PROMOTORA disse...

Olá, pessoal, vocês sabiam que é possível ter um negócio próprio e ganhar muito dinheiro trabalhando em casa pela INTERNET?
Confesso que quando me disseram isso também não acreditei, mas resolvi tentar e deu certo.Hoje tenho meu negócio e minha renda trabalhando em casa pela internet .Mesmo não tendo nenhum conhecimento na área tive sucesso, pois a empresa me deu todo o treinamento, suporte e apoio necessário.
Qualquer pessoa pode iniciar esse negócio basta que: Seja maior de idade, tenha um computador com acesso a internet e muita vontade de trabalhar.
Para quem quiser conhecer o trabalho acesse: www.frpromotora.com/daniellypacheco613334
ou mande-me um e-mail daniellypacheco2012@bol.com.br