04 setembro 2007

Vlad on Game Design V

Instalei à dias o Jade Empire Special Edition. Há uma questãozinha com a instalação e fiz umas buscas na net para arranjar a solução. No meio das buscas e relativo ao jogo encontrei algures um jogador que dizia algo do género:

"The game seems too big for such bad graphics."

A minha primeira reacção foi que, só em diálogos o jogo devia ser enorme, logo a frase não fazia sentido. Além disso o Jade Empire Special Edition é uma conversão para PC de um jogo com uns anitos, ou seja, não só os gráficos não estariam ao nível dos actuais, mas os constrangimentos de espaço resumiam-se ao DVD sendo portanto natural dados os gráficos e dado o som fosse dada alguma "liberdade" na produção de som, particularmente de diálogos.

Depois imaginei que talvez uma opinião deste género possa ser relativamente comum em relação a tantos jogos.

Depois lembrei-me da frase "you are not your audience" e aplica-se. Não acredito que um jogador, por muito taralhouco, não entende-se se alguém lhe explicasse o espaço ocupado por diálogos, a questão do port para PC, etc, mas não é isso que o jogador quer. O jogador quer o jogo o melhor que puder ser e somos nós que temos de lhe fazer chegar isso às mãos.

Fazer chegar a um jogador uma obra prima da gestão de produto como o Jade Empire Special Edition e depois haverem questões que saltam à vista do jogador alvo é potencialmente perigoso.

Sem comentários: