30 maio 2008

Debates na Assembleia da Republica

Pelo que entendi, hoje vai haver um debate na assembleia da republica sobre carjacking. Debateu-se entretanto a crise dos combustíveis e a lei do trabalho.

É de mim ou há aqui um problema de prioridades? Como é que se pode discutir um tipo de crime? Já houve dezenas de milhares destes crimes para que se tenha tornado um tópico relevante em termos políticos ou é simplesmente um artefacto para discussão pseudo-politica como tantas outras a que as democracias ocidentais infelizmente nos habituaram?

Sou um ser politico assim como espero que cada um de vocês também o seja. O problema não é a politica, o problema são os políticos. Politica na sua essência é um bem precioso de qualquer democracia, mas salvo raras excepções, os políticos modernos parecem ser um bando de profissionais falhados que optou por uma segunda escolha, mais fácil, mais intrinsecamente despreocupada que é tomar conta das politicas da nação, sem serem responsabilizados e vagueando lentamente no mar dos órgãos de comunicação social que criam e moldam o debate e a opinião pública como bem entendem, ou seja, como lhes dá mais lucro.

1 comentário:

"C.G." disse...

Um politico, um primeiro ministro ou outro ministro qualquer deve cumprir três requisitos:

1) Saber representar bem o seu país, sobretudo se for ao estrangeiro.

2) Têm que saber o que raio está a fazer, e ter conhecimentos não sobre politica e outras burocracias, mas sim, sobre economia, gestão, entre outras disciplinas de humanidades. Contam-me que em França, por exemplo, quem vai para a frente dos partidos políticos são gestores de empresas, advogados, pessoas com -empregos-. E que quando termina o mandato deles, eles podem regressar ao emprego antigo, e não andam por ai como a maior parte dos políticos portugueses "reformados" que continuam a receber um salário, e não fazem nada.

3) PREOCUPAÇÃO! Preocupar-se pelo estado do país, preocupar-se pelos portugueses, pelo seu bem estar, educação e cultura. Mesmo que continuemos em crise, às vezes, as palavras sinceras de apoio de um politico com a sua nação podem ajudar a melhorar o espírito das pessoas.

Infelizmente, o palhaço que temos como primeiro-ministro é um arrogante que ignora os apelos das pessoas durante as greves, e até goza connosco.

Enfim. Chega de politica, não durmo há 24 horas. Vamos à parte mais importante.

Como estão as miúdas e o canideo ai em casa?