05 maio 2008

Blindness

Já lá vão uns anos... um amigo meu tinha em cima da mesa um livro. Dado o autor perguntei-lhe o que achava, tantos eram os rótulos que lhe colocavam. Disse-me que o melhor era eu ler e em poucos minutos devorei o primeiro capítulo.

Desde então, não leio ficção de outro autor que não este. O livro era o "Ensaio sobre a cegueira" e o autor, auto-flagelem-se se não souberem, José Saramago.

No meio da escrita contorcida, dos diálogos que qualquer editor rejeitaria, não fosse o autor quem é, não consigo encontrar os defeitos que meio mundo lhe põe, talvez por não terem lido, mas só ouvido opinião de outro alguém que não o leu.

Mas depois do Ensaio Sobre a Cegueira, d'A Jangada de Pedra (livro e filme), do Todos os Nomes e do Ensaio sobre a Lucidez e apesar de pela primeira vez não ter conseguído acabar um livro do José Saramago, a saber As Intermitências da Morte - eis que o meu menino, o primeiro Ensaio, chega ao cinema com um elenco e um realizador simplesmente notáveis e com honras de abertura do festival de Cannes.

É com imenso orgulho que vos apresento o trailer e vos convido a ler Saramago. Experimentem... vão ver que não doi nada.

Sem comentários: