25 fevereiro 2008

O factor desarrumação

Esta não é bem uma dica no tópico "trabalhar em casa", é mais um alerta, uma daquelas coisas que só se repara de vez em quando.

O que se passa quando toda a gente em casa tem actividades fora da mesma, como por exemplo, trabalhar por conta de outrem, é que de manhã cedo saem de casa e ao fim da tarde, às vezes já noite voltam. Quando o fazem têm uma rotina determinada: jantar, dar banho às crianças, etc. Esta rotina tem como característica na maior parte das famílias, o acto de limpar e arrumar o que se sujou: lava-se a loiça, arruma-se a sala, etc.

As únicas alturas em que repara que a casa está desarrumada ou suja são normalmente em ocasiões especiais, como um aniversário, ou pela altura de fim de semana, quando se limpa a casa. Assumo que isto é o normal de uma família.

Mas quando se trabalha em casa, é natural ir fazer qualquer coisa para comer, tomar um banho só porque nos apetece (e que bem que sabe!) e outras actividades que têm o seu substituto no trabalho por conta de outrem em diversos locais, todos eles com manutenção própria. Ora, quem está nesta situação, não dá conta que suja mais e arruma menos, excepto claro, quem chega mais tarde ou nós próprios, tarde demais.

A solução é simples, mantenham a casa arrumada. Não estou a falar do escritório, esse terá as virtudes e defeitos de qualquer escritório, estou a falar da cozinha, da casa de banho, da sala, do quarto. Vão usar essas áreas muito mais horas do que com outra actividade, por isso é bom que tenham presente, por motivos de higiene, bem-estar e até da boa disposição de quem partilha a casa convosco, que a desarrumam e sujam muito mais.

Sem comentários: