17 setembro 2007

GAMES2007

Antes de desatarem a ler... convido-vos a visitar o site da Games2007, segundo a organização, a segunda edição do maior evento alguma vez organizado em Portugal sobre a temática dos videojogos.

Como não quero que se cansem, aqui fica o link. Mas depois voltem cá que eu quero falar convosco...

Decorrerá de 20 a 23 de Setembro... ou seja... daqui a três dias, contando a partir do momento em que estou a escrever. Entretanto, sabe-se à mais do que muito tempo, desde pelo menos 25 de Julho (yes Sir we have an Internet link) que a feira onde se inseria a Games2007 quinou. Daqui a três dias e o site não tem, de facto, informação... como dizer... que se coma... muitos "Updatings", muitos "Em Actualização", mas informação de facto, não há. Da mesma forma que, assim me parece, não há Games2007 e muita pena tenho.

Das duas uma, ou a segunda edição agora é selecta, em local secreto e a anunciar, ou não vai haver Games2007. Qualquer uma das duas padece de falta de quê? Quem respondeu biscoitos com esparguete não percebe nada de GameDev, quem respondeu Informação acertou no olho do boi.

Sou obrigado a anuir com algo que eu tenho vindo a rebater desde à uns meses para cá: afinal, o enfraquecimento da Aproje pode perfeitamente prejudicar o desenvolvimento de jogos em Portugal. Porquê? Porque estamos a envolver pessoas externas à indústria nacional e quando as coisas correm mal, a Aproje, mesmo que não o seja, parece ser representativa da malta que trabalha nisto. E se nós cá por dentro até já estamos relativamente vacinados e sabemos distinguir o que fez a Aproje e o que fizeram os profissionais e amadores da programação dos infernos, lá fora, a coisa não é bem assim, porque se é uma associação portuguesa... é uma associação PORTUGUESA, representativa dos PRODUTORES PORTUGUESES... É um niquito desagradável, não é?

E sinceramente tenho pena se tal acontecer, principalmente porque só para chatear nem acho que a Aproje e a sua direcção tenham responsabilidades na não concretização da feira onde se inseria a Games2007.

A parte chata é que isto até serve para sacudir a água do capote, quando o grande erro neste momento é não proporcionar informação ao público, ou seja, tem a Aproje a responsabilidade de fazer saber aos seus sócios e ao público em geral que, ou não se vai efectuar a Games2007, ou que se vai efectuar mas noutros contornos. O que é um facto é que nenhuma das duas aconteceu e o silêncio é ensurdecedor.

Já o disse e repito. A Aproje tem de descer às massas, professar o seu mea culpa sem bla-bla-blas e sem tretas, preto no branco, transparente e esperar que alguém acredite, o que não é fácil, admito, mas seria um bom principio. A três dias da Games2007, não vislumbro a Games2008, nem a Aproje, pelo menos não assim. Mas mais vale não ter ou termos outros pontos onde nos alicerçarmos do que ter e começar a ter repercussões negativas a nível internacional, embora eu admita que este ponto é razoavelmente especulativo e que a Direcção da Aproje tem suficientes argumentos para que este infeliz evento da qual a Aproje naturalmente não tem culpa, possa passar sem grandes complicações.

A Aproje não pode pedir que a apoiem. Não pode chegar ao comum miúdo cheio de sonhos ou ao profissional e pedir apoio quando nem se digna a informar sobre o que se passa sobre o seu último bastião de normalidade pública. Dos erros e problemas da Games2006, alguns esperavam que se aprendesse e se melhorasse, mas continua um eterno silêncio em relação à Aproje... da Aproje...

3 comentários:

Raistlin disse...

Este post foi em cheio no olho do boi.

Vlad disse...

Olha o gaijo! Pensava que te tinhas deixado do blodasse... :D

Espero que tenha sido no olho do boi sim. Tentei ser justo na visão da coisa e de facto começo a ter algum receio de que repercursões possam haver... espero que nenhumas.

Também esperava alguma reacção... mas népia...

Raistlin disse...

Bem, a reacção chegou há um bocado na minha conta de mail e vejo que já tens um post sobre ela...vamos lá ler isso.

P.S: Deixar-me do blodasse? Estás a falar de um internet troll AAA!