27 agosto 2007

Game Flow

Boas... admito que estou um bocadinho em pulgas para largar mais informação sobre Game Design, mas infelizmente, os projectos em que estou envolvido de documentação/tutoriais/etc estão a modos que todos emaranhados e como não sei exactamente onde estou e para onde quero ir, decidi deixar aqui um cheirinho de uma cena muito simples.

Como quase tudo em Game Design, falta sistematizar, unificar, etc. Mas neste caso a coisa é tão óbvia que mesmo que a aplicação de cada designer seja diferente, podemos, sem grande problema adoptar a teoria a nosso belo prazer.

A ideia base é identificar e estabelecer ligações entre todos os sistemas que são visíveis pelo utilizador. Cada ligação pressupõe a existência de um controlo de GUI qualquer (normalmente um botão) que liga ao sistema seguinte.


Neste caso resume-se a um simples fluxograma. Naturalmente, qualquer joguito da treta tem um Game Flow bem maior do que este, mas para exemplo não é mau. Ideias a reter aqui: a legenda é importante porque identifica os elementos gráficos existentes, neste caso screens, scenes, dialogs, pop-ups e botões.

O Game Flow pode também ajudar a manter o rumo do jogo. Se sabem o que há para "apresentar" ao jogador, também sabem o que têm de fazer, right? ;)

E pronto, acho que para ruminação de tutoriais, está porreiro. Digam coisas.

Leitura recomendada: Rules of Play - Katie Salen e Eric Zimmerman

1 comentário:

WhiTdeMoN disse...

é importante sim sr. tuts ftw
Obrigado