24 julho 2007

É que não me lembro de mais nada para falar

Peço desculpa por não ter sujado as vossas vistas com mais umas ordinarices do Blodasse nos últimos dias, mas, como devem ter reparado os consumidores assíduos do portal GameDev-PT, houve para lá uns problemazinhos para resolver. Isso, mais trabalho, que felizmente é muito, impossibilitaram-me de cá vir, ou melhor, de postar decentemente, porque quando hoje fui ver, tinha lá dois rascunhos.

Mas eis que voltei e não com boas notícias. Quis a linha de eventos que a administração do portal GameDev-PT e a moderação (moderação essa que é este que vos estima) tivessem decidido deixar de apoiar a Aproje. Não vou entrar em grandes dissertações, leiam a carta aberta presente no portal GameDev-PT se querem saber detalhes. Não quero é deixar de libertar os demónios que pessoalmente sinto em relação a esta situação.

Por um lado, a ameaça judicial que foi realizada ao portal é descabida e normalmente aplica-se em fóruns ou através de carta, com o propósito de melindrar o receptor da mesma. Ora visto do alto dos meus 31 anos (quase 32, por isso respeitinho!) não só a recursividade deste tipo de comportamentos respeitantes a questões online limita o nível de pânico que o emissor pretende alcançar, como qualquer cidadão com dois dedos de testa tem à sua disposição uma montanha de formas de se informar se está a incorrer ou não nalguma ilicitude.

Por outro lado, confunde-se a juventude da comunidade e até da industria com uma hipotética inexperiência da mesma a vários níveis. Logo à partida, são poucas as pessoas com vincada experiência empresarial e nem vale a pena confundir experiência empresarial com ter trabalhado numa empresa, ok? Quando digo experiência empresarial, digo terem ocupado, numa qualquer empresa de grande dimensão (à escala tuga ou acima) um cargo de gestão ou que, por força da sua própria actividade, tenham desenvolvido actividades profissionais frequentes com pessoas que encaixem nessa descrição. Pessoalmente lembro-me de três pessoas cuja atitude e o jogo de cintura as identificam imediatamente com andanças numa esfera mais elevada de cultura empresarial e uma delas já nem anda no gamedev. Excluindo as que eu não conheço e não posso ajuizar, diria que mesmo assim, a média é baixinha.

Baixinha...

...mas não nula!

Reconheço no entanto que, DE FACTO, há problemas no portal GameDev-PT e que é obrigação da administração e da moderação a sua resolução. Para isso criámos um manifesto que garante aos utilizadores que pretendam usar o portal como ponto de encontro com outros gamedevelopers, um clima limpo e asseado. Enquanto moderador a única promessa que faço é que vou exercer os meus poderes como escrevo no Blodasse: curto e a doer a quem for necessário. Os que querem desenvolver jogos merecem-no. Se alguém se sentir incomodado, estou numa posição de que é melhor termos menos e melhores do que todos e merdosos. Se eu estiver errado, descansem que serei sumariamente distituido de funções. O manifesto, só pecou por ser tardio, isso não invalida que a sua aplicação seja pesada e dolorosa.

Quem quer desenvolver jogos é bem-vindo. Quem quer chafurdar nos fóruns ou elevar-se à conta da nossa comunidade vai ter perante si uma administração e uma moderação que já provaram a sua unidade, coerência e força. Resta saber se as empresas estão dispostas a trabalhar em prole de uma comunidade com provas dadas ou se por motivos estratégicos retirarão airosamente do portal. Se o fizerem, digo-vos com toda sinceridade, que não as censuro, mas peço-lhes que se lembrem onde é que começaram tantos dos seus projectos.

Última nota: nada disto é uma guerra do tipo "nós ou a Aproje", muito pelo contrário. Temos propósitos diferentes, somos entidades diferentes e métodos diferentes, no entanto e na sua essência o mesmo objectivo. Não se coloca aqui uma escolha a quem está envolvido no gamedev, quite the opposite. Aliás, nem revejo, embora fale a título pessoal, nenhuma incompatibilidade com a Aproje, apenas com a forma como os seus representantes trataram o portal GameDev-PT e quem o representa e gere.

Acho que me redimi de não ter postado ultimamente. Prometo aligeirar nos próximos dias. :)

Sem comentários: