03 maio 2007

Vlad on Game Design

Se, Chris Crawford, Edward Rollings e companhia têm notas sobre game design, porque é que eu não hei-de ter?

Estava para aqui a desfolhar livros à procura de uma frase para um tutorial que estou a fazer. Tropecei numa que é absolutamente brilhante.

Complete amateurs whose only relevant skill is programming undertake to design games with no further preparation than their own experience as game players. Those who overrate their own understanding undercut their own potential for learning.

by Chris Crawford in The Art of Computer Game Design

E 'tá tudo dito

7 comentários:

DiogoNeves disse...

Man, isto explica tannntttttaaaaaaaaa coisa estranha que tem acontecido ultimamente...

Grande frase sim senhor :D

Rui Guimarães disse...

É verdadinha...

Esse livro é bastante interessante (já foi livro de mesinha de cabeceira) e encontras lá outras joias, principalmente tendo em conta o ano em que foi escrito.

Não sei se foi o teu caso (talvez não), mas pelo menos eu tive alguma decepção de o ver ao vivo.

Vlad disse...

Nunca o vi ao vivo, mas a sensação que tenho dos game design theorists é que se tornam... aborrecidos.

Não sei porquê, é a sensação que tenho.

Raistlin disse...

Eu também fiquei decepcionado quando o vi ao vivo. Não o achei maçador, muito pelo contrário. Ele tem piada e sabe usar o humor para calar as pessoas. O que me pareceu é que ele não aceita bem opiniões diferentes da sua e parece que ainda está a viver na época em que escreveu esse livro.

Vlad disse...

Por acaso, também é comum nos game designers, particularmente nos que começam a ter alguns jogos para mostrar.

Rui Guimarães disse...

Em continuação à conversa. A minha opinião foi exactamente a do raitlin. EXCELENTE orador (dos melhores que vi até hoje), mas eu bocado fora da realidade, e não aceita bem outras opiniões. Fez-me lembrar aqueles vendedores de automóveis em segunda mão do Texas, que vemos muitas vezes nos filmes a fazer anúncios de TV. (o chapéu ajudava para isso).

Está-me a escapar o nome (SHAME ON ME, mas não me apetece procurar agora), mas o game designer do Sim City - e de todos os que se seguem - bem como do Spore, não me parece nada do género. Acho que não dá para se traçar um perfil do estilo: "são todos assim". Minha opinião, claro.

Raistlin disse...

Ele tinha chapéu? Lembro-me é das botas que ele tinha quando falou, e a camisola vermelha...e da careca. =)

P.S: Will Wright. Esse sim, parece ser o tipo de pessoa com quem eu podia conversar horas a fio, aberto ao diálogo e às minhas opiniões.