28 maio 2007

O dia em que o GameDev almoçou junto

Sábado, 26 de Maio de 2007, em Coimbra, juntou-se parte da comunidade de desenvolvimento de jogos.

Pode até ser do meu mau feitio, mas este evento, contextualizado no tempo e no espaço é de todo relevante para estes próximos 12 meses, ou menos, dependendo da data do próximo almoço.

Sob o ponto de vista do espaço, o almoço realizou-se, realiza-se e vai continuar a realizar-se em Coimbra. Zona Centro... Nunca me dei conta de que a politicamente correcta "descentralização" fosse a desculpa usada. Entenda-se descentralização de Lisboa e Porto, claro. Em vez disso, centralizou-se em Coimbra, meio caminho de quase todos nós.

Sob o ponto de vista do tempo e dado o fosso Aproje/Comunidade é de todo relevante que nos encontrámos em Coimbra, partilhámos informação de borla, apresentámos projectos, juntámos empresas, prospectos, hobbystas e wannabes... de borla.

Lamento manter este discurso de denúncia de evidências, mas todos juntos, de uma forma partilhada e repartida continuamos, dia a dia, a fomentar o desenvolvimento da indústria de videojogos em Portugal enquanto a Aproje anuncia cursos pagos e bem pagos e continuamos a dinamizar a comunidade sem proveito próprio em pequenos eventos que funcionam pela simplicidade.

O GameDev em Portugal somos nós. Um grande, enorme abraço e obrigado a todos os que fazem esta frase verdadeira. O GameDev é de quem faz, não de quem fala.

3 comentários:

DiogoNeves disse...

Não podia estar mais de acordo!!!!
Para juntar pessoas com as mesmas motivações não é preciso dinheiro (à parte do suficiente para pagar o almoço lol) mas sim VONTADE! ahhh e para fazer jogos também lol

E continuo sem perceber porque raio a APROJE continua a insistir que o GameDev tem de passar por ela quando esta nem se quer mistura com a sua comunidade! Têm medo de se confundir com os meros mortais?! Até os Deuses da Grécia vinham à terra de vez em quando...

Vlad disse...

Tens de entender que a Aproje é uma associação séria com pessoas bem formadas, não se pode misturar com skin-heads e rutes marques.

DiogoNeves disse...

cuidado, temos de falar baixinho... se eles têm contactos com o governo ainda podemos ser suspensos das nossas responsabilidades!!! (ok, consegui tornar isto uma questão política, ihih)