16 maio 2007

GameDev (AGAIN?!)

Terceiro post em (pelas minhas contas) 7 minutos.

Assunto 1: Designação AAA

Em conversa no outro dia, reparei até que ponto se distorce e contorcem nomenclaturas, designações, etc. O ponto em questão é o que é um AAA e assumiu-se que AAA está relacionada com a qualidade do produto. O meu entendimento (mesmo que possa estar errado) é que AAA é uma "medida" de marketing e produção. Está relacionada com os custos e visibilidade de um projecto de desenvolvimento de jogos. Diria que todos os jogos da EA Sports são AAA... mas sob o ponto de vista do jogo, terão assim tanta qualidade?

Esta confusão aparece porque os produtores, quando sub-contratam, pedem qualidade AAA. É claro que a querem a preços A, B ou até de borla claro! Infelizmente não há qualidade AAA. Há custos e visibilidade AAA.

Mais sobre isto: http://www.stardock.com/stardock/articles/Trenches/Trenches1198.html e façam uma busca (na página) por AAA.

Assunto 2: Game Design Docs

Muito rapidamente... cada design doc é diferente e fazer um design doc NÃO É fazer game design. Por isso, templates são úteis para entendermos, mas nada melhor do que criarmos o nosso próprio template.

A pergunta que se coloca é, para que serve um design doc então? Para explicar uma data de merdas e ter uma data de listas, isto é o óbvio. O design doc serve para estabelecermos um compromisso com as nossas próprias ideias. Quando o redigimos encontramos incoerências que temos de resolver, notamos a densidade ou falta dela, reparamos no que falta, etc etc etc.

3 comentários:

Luís disse...

Pensava que estavas a falar do tamanho das pilhas AAA ou AA ou ainda as AAAA

Cumps Men!

Vlad disse...

Ahahahah!

DiogoNeves disse...

(<)script="post inutil"(>)
vlad... isso já são muitos A's...
ihihihih <- assim sim :D

spoing
(<)/script(>)

PS: Os )( são para o blogger aceitar a coisa lol