21 maio 2007

Game Engine vs Game Code

Será que é assim tão dificil de entender? Um jogo, fora design e conteúdos, é um aglomerado de sistemas. Se fosse um corpo, sería o conjunto de sistemas do corpo: imunitário, circulatório etc.

Isto... num jogo, será o game engine. É responsável porque o corpo viva, neste caso, que o jogo funcione.

Ora existe uma área completamente autónoma, chamada game logic, também conhecido por game code, lógica, yada yada yada. Este sistema é o sistema nervoso central.

Até à bem pouco tempo, programar jogos era programar o game engine. Com o advento dos game engines prontos a consumir, cada vez mais programar um jogo é programar o game code. É aqui que reside o busilis da questão. Há uma insistência junto da malta que anda mais desatenta que é preciso grandes conhecimentos de programação low-level para se programar jogos.

ERRADO! Eu repito porque estou bem disposto: ERRADO! A programação de um jogo é tipicamente a programação da game logic, porque os game engines estão cada vez mais complexos e são brutalmente reutilizáveis, aliás, desenvolver um engine por jogo tornaria os jogos ainda mais caros de fazer.

Por isso, e tal como tudo nesta cena fantástica que é a globalização, há empresas que se tornaram fabricantes de engines e fazem um joguito ou outro para demonstação dos seus jogo.

Ora... havendo capital para investir, nada como focarmos a nossa capacidade em desenvolver game logic e não game engines, isto claro se o que queremos fazer forem jogos, é justo que se queira aprofundar o conhecimento mais low-level, mas daí a dizer-se que para se fazer jogos é OBRIGATÓRIO E NECESSÁRIO programar o engine é FALSO!

Estou cansadinho desta converseta... cansadinho mas cansadinho...

2 comentários:

Luís disse...

hummm por isso é que todos os FPS são todos iguais.. lógica de jogo feito por malta que sabe programar ..HUMF não me cheira que haja inovação, falta malta com "mais" abertura de pensamento e que não pense como a maquina mas que pense como humano xD.

Onde para a originalidade meu deus !!

Vlad disse...

Se estás a querer dizer que a originalidade é limitada pelo engine... direi que... talvez tenhas razão. Não pensei muito no assunto, mas é provavel que exista uma relação.