O que me importuna nesta questão em particular é que a refutação vem invariavelmente de pessoas que têm o seguinte perfil: estudantes sem experiência profissional, gamers e o que realmente me perturba (e perdoem-me porque sei que alguns até lêm o Blodasse): surdos ou com sérias dificuldades de entendimento do português.
Espero que o título seja descritivo o suficiente, mas para levar a questão um pouco mais a fundo até me vou dar ao trabalho de explicar. A discussão resume-se a isto: para mim um designer não é um gamer com capacidade critica. Um designer é um designer. Exerce uma actividade de índole técnico-teórica para a qual o nível de conhecimentos necessários ultrapassam largamente o âmbito do gamer, mesmo dos mais hardcores.
A refutação é: um designer tem de jogar, logo um designer é um gamer.
É de mim ou é natural que um designer seja um gamer? Já me perguntaram durante estas conversas: "mas tu não jogas?!" É claro que jogo, mas isso não define a minha capacidade técnica. Seria o mesmo que dizer que um pasteleiro só o é porque come muitos bolos. Eu nunca disse que um designer não joga ou não é um gamer ou seja lá o que for. O que eu digo é que o designer ao trabalhar deixa o gamer à porta. Nenhum gamer, por ser gamer, tem a capacidade de fazer um jogo original, basta ver as descrições dos jogos de wanna-be designers.
Mas a bem da clareza de discurso, viremos as questões para outras áreas do gamedev. Um gamer é um programador de jogos se entender os ciclos de decisão de um jogo? Um gamer é um artista gráfico se reconhecer uma técnica de texturização? Um gamer é um músico ou um sonoplasta porque identifica um estilo, ou um VST ou uma lib? Aposto que sorriem e dizem "Claro que não!" os mais habituados a estas coisas até dirão "mesmo que saiba tem de comer muita côdea para exercer essas funções".
Então porque é que cada gajo que olha para um jogo e consegue racionalizar o seu design acha que o seu papel no mundo por preguiça, incapacidade ou senil e surda arrogância é o design? Dá tanto trabalho quanto todas as outras disciplinas, mas não, gamer que é gamer e que eventualmente considerou o gamedev percebe (acha ele) de quê? DESIGN CLARO! E eu farto de comer bolos e não sei cu de pastelaria.
Já aqui coloquei esta frase uma vez e ponho outra:
It would be nice if game design consisted of sitting around with your feet up and daydreaming about cool content and features, and I’ve met some designers who thought that was the whole job. It isn’t; they were slackers. The vast majority of design consists of figuring out the details.
São esses detalhes que um gamer não sabe, nem nunca vai saber porque nunca se educou. Quando estou a fazer design sei o que sabe um gamer porque eu sou um gamer, mas deixo essa faceta à porta porque um gamer não percebe nada de game design, nunca vai perceber.
Por isso, se querem discutir game development e game design, estou cá. Se querem balbuciar teorias sobre o que é um game designer, acabem a faculdade, estudem mais, joguem menos e façam jogos. Não me atirem com teoria que "leram na net" para refutar aquilo que eu tentei partilhar convosco normalmente por iniciativa vossa.
Este assunto morre aqui. Se acham que sou mauzinho, arrogante ou que me armo em bom, comam só as batatas que a chicha de facto é um bocadito rija, mas é só porque o animal também já é um bocado velho. Se finalmente entenderam onde gamer e designer se complementam e separam, porreiro! Fico maravilhado, mas este assunto não o discuto mais.